Obrigado!

Hoje eu tomei meu café-da-manhã numa pequena lanchonete ao lado do prédio na minha linda namorada trabalha. Bem aconchegante o lugar, com um atendimento bem familiar. Acabei ficando por lá mesmo para comer. E, como sempre, acabei aproveitando a ocasião para observar um pouco mais as pessoas.

Fiquei abismado! Durante os vinte e poucos minutos que permaneci no local, umas 7 pessoas passaram por lá para comprar algum saldago ou tomar um café. Dessas, só me lembro de UMA (um senhor na casa dos seus 60 anos) agradecendo à atendente por sua prestatividade.

Tomando esses dados abstratos como base, numa jornada de trabalho de 8 horas, num dia passariam 168 clientes pela lanchonete, das quais apenas 24 agradeceriam!

E há um agravante ainda! O senhor que agradeceu estava vestido de maneira bem simples, camiseta, calção e sandálias. E apesar dos “obrigado” e “disponha” discretos da atendente para com os clientes, os que nem sequer esboçaram um “valeu” foram os vestidos de terno e gravata, de sapatos lustrados e maletas de empresário. Por tal visual, teoricamente – e aqui reforço: teoricamente! – seriam estes os mais instruídos.

Aí ficam questões e mais questões para se pensar: quando perdeu-se o “obrigado” no mundo? Qual a real importância da educação hoje em dia? O “obrigado” tornou-se realmente uma obrigação? Ou deveria ele ser um dever de todos?

Enfim… dentre todas essas perguntas que eu nunca obterei resposta, tenho minha consciência tranquila por ter terminado meu café-da-manhã e ter agradecido tanto à atendente quanto à caixa da lanchonte pelo serviço delas. E você, que está lendo isso, agradeceu? Inclusive, obrigado por ter lido esse pequeno artigo!

Um pensamento sobre “Obrigado!

  1. Ê amigo, depois você não sabe porque eu te admiro e sinto orgulho da nossa amizade cada vez mais né? QUEM mais, nestes dias de hoje se atentaria para isso? Tanto que não se atentam né, como comprovam seus dados. Aliás, em 6 anos de amizade, acho que eu nunca te ví “não agradecer” alguém…o_0
    E cara, essa estatística infelizmente se repete aqui em Floripa também. O pessoal até estranha quando você agradece (e olha que o atendimento aqui não é dos melhores hein!) mas de qualquer forma, eu particularmente aprendi que existem coisas que podem transformar o dia de uma pessoa, como por exemplo: “Muito obrigado”, “por gentileza”, “me desculpe”, “você primeiro” , se as frases forem seguidas por um sorriso sincero então, melhora um 200%.
    Acho que hoje as pessoas se preocupam muito mais com a teoria e esquecem a simplicidade da prática sabe. Tratar bem qualquer pessoa que seja, não exige nada da gente, somente bom senso!
    Parabéns pelo texto! De novo, adorei! 😉

Deixe um comentário

